O que você precisa saber sobre câncer de intestino

O que você precisa saber sobre câncer de intestino

O que você precisa saber sobre câncer de intestino 4501 4501 Flávia Reis

Em fevereiro deste ano, o Instituto Nacional do Câncer  (INCA) apresentou uma estimativa de tumores malignos para  2020 e os números são assustadores. “Estimam-se para cada ano do triênio (2020-2022) são esperados cerca de 20.520 casos de Câncer de Cólon e Reto em homens e 20.470 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 19,63 casos novos a cada 100 mil homens e 19,03 para cada 100 mil mulheres”.

O Câncer de Pele Não Melanoma será o mais incidente, seguido pelo de Câncer de Próstata em homens. Já para mulheres o Câncer de Mama atinge a incidência número um.

A vigilância desses tumores é muito importante e saber com que eles se relacionam em probabilidade causal também.

Causas do Câncer de Intestino

O Câncer de Intestino tem relação causal com fatores genéticos, Doença Inflamatória Intestinal (Retocolite e Doença de Crohn), fatores ambientais e, principalmente, estilo de vida:

  • Consumo de bebida alcoólica 
  • Baixa ingestão de frutas e vegetais
  • Alto consumo de carne vermelha e alimentos processados
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Sedentarismo

Fique atento ao seu estilo de vida e quais as escolhas você tem realizado!

A Colonoscopia é considerada um exame de prevenção relacionado ao Câncer de Intestino, pois é a forma de identificar qualquer alteração antes até de se tornar um tumor maligno.

É recomendado que após os 45 anos de idade se realize a Colonoscopia. E dependendo do seu resultado, um novo exame a cada 5 anos ou menos, em caso de algum achado no exame realizado.

Procure seu médico!

Em histórico familiar de Câncer de Intestino diagnosticado com menor idade esse protocolo muda, assim como nos casos de presença de Doença Inflamatória Intestinal, Poliposes familiares ou história pessoal de outros tumores prévios.

LEIA MAIS:
Entenda Imunidade e Prevenção em COVID-19
Fígado na Medicina Ocidental x Medicina Oriental
Hepatite Autoimune e sua relação com Cirrose
Alerta: você sabe com quem se consulta?

A dieta rica em fibras, legumes, frutas e verduras, sem processados e industrializados tem se mostrado uma boa opção quando se pensa em Câncer de Intestino. Outro grande aliado tem sido a atividade física.

Sinais de alerta:

  • Anemia a esclarecer
  • Alteração de hábito intestinal
  • Sangramento visível nas fezes

Mas não espere esses sinais, caso você tenha ou conheça alguém com mais de 45-50 anos de idade que nunca realizou exame de Colonoscopia ALERTE ao risco.

Novidades sobre o tema

  • Colonoscopia Virtual

Utilizando imagens de tomografia computadorizada para avaliação do cólon é possível a reconstrução tridimensional do órgão obtendo imagens semelhantes ao exame convencional de visualização direta. Ela dura em torno de 15 minutos, não havendo a necessidade de sedação e com maior conforto. É a tecnologia a serviço da medicina!

  • Vacina

Outra grande novidade, ainda em estudo, mas com avaliações promissoras é a vacina Ad5-GUCY2C-PADRE sendo estudada para quem tem diagnóstico de Câncer Colorretal com a expectativa de uma imunidade antitumoral.

Esse parece ser o futuro, não tão distante em termos de tratamento e diagnóstico no tumor colorretal.